OAB-AM E A IMPORTÂNCIA DE SUAS ELEIÇÕES E AS INTRIGAS DO WHATSAPP

02Ontem após o jantar, eu estava apreciando as crianças do meu condomínio, tranquilas, na quadra de esportes, compromissadas umas com as outras, alheias ao aumento do combustível ou da energia elétrica, vivendo o dia de hoje, muito mais que numa sequência do dia de ontem e sem se preocupar com o dia de amanhã, exatamente como recomenda o Dalai Lama, que, com certeza, elas não conhecem, quando me chegou um print de uma mensagem de whatsapp, trocada entre alguns advogados de Manaus e de uma cidade próxima, incomodadíssimos com um almoço que poderá ocorrer na próxima quarta-feira, em reconhecimento e gratidão aos serviços prestados por um operador jurídico, que já militou como procurador de uma cidade vizinha, promovido por mim, pessoa física, da renda que recebo, em um restaurante simples do interior, para conversarmos sobre temas sociais, políticos e futebolísticos, sem compromisso de estarmos certos ou de termos razão, não, nada disso, é uma amizade sincera de descompromissada, com mais de uma década e meia de existência, desde quando éramos um pouco menos do nada que somos agora.

FOFOCA 1

O que me causou espanto não foi a inveja, a falta de compromisso com a verdade e os exageros do texto, como o que diz, que toda a cidade seria convidada (não caberia nem no estádio), mas o fato de pessoas do interior, que deveria estar curtindo filhos, mães, maridos, perderem seu feriado para promover intrigas de segunda categoria, falaciosas e gratuitas.

FOFOCA 2

Seria tão bom se esse tipo de gente tivesse a mesma disposição para o trabalho, se acordasse cedo, produzisse muito, de segunda a segunda e tivesse 1% desta inciativa para produzir e não apenas para comentários estéreis e mesquinhos, visivelmente sem o menor conhecimento do que realmente estará em jogo.

FOFOCA 3

As eleições na OAB-AM se aproximam, e é pertinente afirmar que elas interessam não apenas aos advogados, que formam um grupo heterogêneos, como há dois mil anos atrás, com apóstolos, e também Judas, mas á toda a sociedade. Não há nenhum exagero nesta afirmação. Ao longo de mais de oito décadas de atuação, a Ordem se consolidou como uma das principais – senão a única – instituição da sociedade civil a que os cidadãos recorrem na defesa de direitos e garantias fundamentais. Foi assim no longo e tenebroso período da ditadura militar, tem sido assim na democracia, com lutas como a criação da Lei da Ficha Limpa e pelo fim do nepotismo. Há de continuar sendo assim.

FOFOCA 4

Já assistimos a duros embates em algumas eleições passadas, o que nos leva a concluir que é preciso que haja evolução, porque a Ordem merece um debate mais elevado, no nível das ideias, à estatura da Advocacia Amazonense. Temos bons candidatos, que não podem se deixar levar pelo circo de vaidade de almas de estatura moral muito pequena.

FOFOCA 5

Queremos, precisamos e merecemos uma OAB que seja, de fato, defensora intransigente e destemida da advocacia, sem cara ou cor de partido. Para isso, apostamos em eleições limpas, com apresentação de propostas, e não de futricas pequenas como um almoço, pago do próprio bolso.

FOFOCA 6

A Ordem dos Advogados do Brasil é, segundo a Fundação Getúlio Vargas,  a maior e mais respeitada instituição civil do País e cumpre com seu princípio constitucional de guardiã da democracia. Ela tem um papel institucional que transcende, em grandeza e importância, o de um mero órgão de classe em defesa de seus associados.

FOFOCA 6

A incansável luta da Ordem dos Advogados do Brasil na defesa da democracia é inspirada nas lições de Rui Barbosa, mas também na voz da sociedade e, sobretudo, no clamor dos despossuídos. A liberdade e a justiça social conformam a face mais bela do desenvolvimento, aquela que olha para os excluídos.

FOFOCA 7

É nesse sentido que temos de voltar nossas atenções e não em fofocas de gente visivelmente infeliz e desocupada. O momento atual é de escolha sobre qual modelo de instituição queremos, como desejamos que sejam seus profissionais, como deverá atuar o Tribunal de Ética, a Escola Superior da Advocacia, as suas ações, seu olhar em relação à sociedade. O exercício do direito é um sacerdócio, que tem como mote a defesa da vida. Nós, advogados e demais administradores da justiça, não defendemos apenas questões da advocacia, ou que a ela interesse. Somos protetores da cidadania.

FOFOCA 8

Já evoluímos muito, é fato, mas ainda temos um longo caminho a trilhar, ainda mais em um estado marcado pelas desigualdades sociais, na proporção de suas dimensões geográficas.

FOFOCA 9

Em nosso meio, por exemplo, especificamente, ainda acontecem casos não tão raros e muito lamentáveis de ameaças às prerrogativas dos advogados. Não podemos nos esquecer jamais – e a sociedade é a grande prejudicada quando o acesso à Justiça é cerceado de algum modo – que o advogado é imprescindível para que se alcance a justiça.

FOFOCA 10

Voltemo-nos então às idéiais, as propostas, tão necessárias para que possamos construir uma OAB cada vez melhor, mais sólida, para Advogados verdadeiros, isto é, os que amam advogar e vão advogar para sempre, respeitando os limites da Lei e a existência de opniões e pensamentos contrários, nosso embate é no campo das idéias, por isso é saudável que tentemos sempre ter uma tese melhor que a do colega de profissão ou que reconheçamos quando nos for imposta uma derrota, por um profissional que elaborou melhor sua manifestação, isto é uma das essências da Advocacia.

FOFOCA 11

Ah, sim, havendo o almoço, que será simples, num restaurante de comida por quilo, onde cada um chegará na sua condução ou carro, pagando sua comanda, estão todos convidados para trocar ideias, a “ espiã ” não precisará filmar escondido, fazer fofoca por whatsapp, tramar intrigas mesquinhas… vamos apenas almoçar, falar sobre o mundo, leis, conversar e rir, como as crianças do meu condomínio, será apenas mais um encontro de velhos amigos, independente dos cargos que ocupamos, como tantos que já tivemos, e tanto outros que ainda vamos ter, sem falar mal de ninguém, por que, quando fazemos, é pela frente, no foro  e nas formas adequadas, para que nunca tenhamos a estatura moral desses que pensam que ficam na surdina apunhalando pelas costas, mas, alguém sabiamente disse: cada um dá o que tem dentro de si.

Ricardo Gomes de Oliveira, um dos mais aguerridos advogados de Manaus, famoso por já ter interrompido licitações fraudulentas e por comprar a briga de categorias profissionais discriminadas pelo status quo.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta