Nicolau sugere processo seletivo para substituir terceirizados na Saúde

A contratação temporária de profissionais da enfermagem via processo seletivo pode reduzir à metade os gastos feitos atualmente na rede estadual de saúde com a manutenção de empresas terceirizadas. A indicação faz parte do conjunto de propostas apresentadas pelo presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD), à Secretaria de Estado de Saúde (Susam).

“Enquanto não há previsão de um novo concurso público para a saúde, acredito que os terceirizados, técnicos de enfermagem e enfermeiros, poderiam ser substituídos por meio de processo seletivo. Haveria uma economia de no mínimo 50% nos custos com esses profissionais”, afirma o deputado, analisando a situação financeira da Susam e a qualidade dos atendimentos nas unidades.

Para o parlamentar, uma das vantagens de seleção simplificada está na possibilidade da secretaria estabelecer vínculo direto com os funcionários por um prazo determinado, eliminando a figura de um intermediário, nesse caso, as empresas terceirizadas. Ricardo Nicolau avalia que a medida pode ter reflexo direto na qualidade do serviço prestado aos usuários da rede.

Cooperativas

Durante a reunião feita na Aleam com o titular da Susam, Francisco Deodato, na última terça-feira, 17 de outubro, o deputado defendeu que as cooperativas médicas que prestam serviço para o Estado “não são um problema, mas uma solução” para o sistema público de saúde. Ricardo Nicolau questionou, também, se há previsão de regularização dos pagamentos em atraso às cooperativas e terceirizadas.

“Hoje, o valor do plantão que é pago pelo Estado às cooperativas médicas é menor do que o valor pago pela iniciativa privada. Isso já foi o inverso. No passado, os hospitais públicos pagavam mais e os particulares, menos”, apontou o presidente da Comissão de Saúde, destacando que a mão de obra dos médicos sai mais barata para o poder público.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta