Na tentativa de acalmar professores, prefeito de Iranduba grava vídeo admitindo que comete irregularidade

O prefeito de Iranduba, Francisco Gomes da Silva, o Chico Doido (DEM), tem justificado a alcunha desde que assumiu a Prefeitura. De início cometeu nepotismo, ao nomear parentes para o primeiro escalão. Só recuou depois que a Justiça mandou. Depois, aproveitou uma autorização especial do Tribunal de Contas para superfaturar contratos. Mais adiante, admitiu publicamente pagar propina a vereadores. E agora gravou um vídeo em que admite que acumula a função de gestor público com a de administrador privado.

É uma série de atitudes sem nenhuma noção, que já confere a “Doido” uma impopularidade sem precedentes em Iranduba.

No vídeo que gravou para tentar acalmar os ânimos dos professores, revoltados com a falta de pagamento do abono do Fundeb, ele começa dizendo que estava viajando para a zona rural do município, a fim de cuidar de seus negócios, alegando que não sobrevive do salário de prefeito e sim dos rendimentos da atividades empresarial.

Só que o Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, Lei n.º 8.112/90, prescreve em seu artigo 117, inciso X, que “ao servidor é proibido (…) participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário”.

Essa tipificação estatutária fundamenta-se na assertiva de que a moralidade administrativa requer necessariamente a imparcialidade para a gestão da coisa pública e para a busca do interesse público, que podem ficar comprometidos acaso o agente estatutário, chefe ou não da repartição, dedique-se a outra atividade de interesse particular e, por vezes, a par de concorrencial, antagônica ao exercício do cargo público, ou passível de benefícios ou favoritismos frente à máquina administrativa.

Veja o vídeo:

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta