Morre aos 88 anos a “professora doçura” Ruth Prestes Gonçalves

Morreu hoje de madrugada no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde tentava se recuperar de problemas cardíacos, um dos maiores nomes da Educação no Amazonas, a professora Ruth Prestes Gonçalves, 88 anos. Ela foi subsecretária de Educação do Estado e era fundadora da Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas.

Natural de Parintins, a “professora doçura”, como era conhecida, por causa de seu temperamento dócil, foi ainda presidente do Conselho Estadual de Educação. Ela lecionava Psicologia da Educação, Diretrizes para a Educação Básica e Metodologia da Língua Portuguesa. Ainda integrou o Conselho Indígena e a Associação dos Escritores do Amazonas.

Lecionou por muitos anos na Universidade Nilton Lins e no Colégio Martha Falcão. Foi grande colaboradora do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação e participou da elaboração do documento sobre Diretrizes e Normas da Educação Especial do Ministério da Educação.

Escritora e poetisa, escreveu o “Manual de Orientação para Professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio”, o livro de poesias “Amar, Sonhar e Rimar” e uma série de artigos. Também participou de várias antologias literárias brasileiras.

Entre os três filhos que ficam está o atual secretário executivo de Infraestrutura do Estado, Fernando Elias Gonçalves.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta