Melo disse que cuidaria de Manaus, mas tirou a Defesa Civil do Estado do socorro aos alagados

O governador José Melo não cansa de se contradizer. Na virada do ano, ocupou a manchete e duas páginas do jornal A Crítica para desafiar o prefeito Arthur Neto, dizendo que cuidaria de Manaus – uma reedição de Amazonino Mendes, seu guru, que brigou com os prefeitos Manoel Ribeiro e Alfredo Nascimento, porque não queriam rezar pela sua cartilha. Pois bem, na primeira chance de provar que se preocupa com a cidade, ele simplesmente desapareceu. A Defesa Civil do Estado não foi acionada em nenhum momento para socorrer as vítimas das últimas enchentes na capital.

Melo já tinha interrompido a ajuda que prometeu para asfaltar a cidade, na campanha de 2014 – depois que se reelegeu, só deu “barrigada” em Arthur. Também não deu conta de asfaltar as ruas do Distrito Industrial, muito embora venha de lá a maior parte da arrecadação do Estado. E ainda fez desandar as obras do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus, o que provocou as últimas alagações nos arredores das fábricas, principalmente no Igarapé do 40.

Neste momento, Melo alardeia nos bastidores que está com dinheiro “para deitar e rolar” nos próximos anos. Seu grupo vivia criticando o ex-governador Eduardo Braga, por ter endividado o Estado, mas o atual senador pelo menos fazia as operações de crédito para fins específicos, como o próprio Prosamim, que ele deixou de pé; a ponte Rio Negro, que virou cartão postal de Manaus, entre outras realizações. Omar Aziz, antes, e Melo agora não garantiram até agora nenhum legado, apesar de terem gastado muito mais que o antecessor.

O atual governador diz que vai gastar R$ 450 milhões com uma tal “Nova Matriz Econômica e Ambiental” – aqui mais uma semelhança com Amazonino Mendes e seu “Terceiro Ciclo”. Afirma que os principais investimentos vão para a educação e a piscicultura, mas não especifica projetos. Para Manaus, nada!

O governo Melo abandonou o Prosamim e quase todos os outros projetos em andamento no Estado. E só tem se dedicado a jogos de cena, com o auxílio da mídia aliada, muito bem remunerada para não falar um “ai” contra seu governo e incensar a pior administração da história do Amazonas.

Enquanto isso, Arthur Neto tem que dar conta do recado sozinho. Até agora, graças ao empenho da equipe da Prefeitura, inclusive da Defesa Civil do município, nada de mais grave ocorreu. Mas até quando?

Depois das críticas do blog, Melo foi fazer cena na beira de um igarapé, há dez dias. Disse que retomaria as obras do Prosamim. Se fizer pelo menos isso, Manaus agradece!

 

Qual Sua Opinião? Comente:

Este post tem um comentário

  1. Guerreira

    O município de Manaus tem sua própria Defesa Civil, que na administração do ex prefeito Serafim Correa teve um desempenho exemplar com equipe e equipamentos que atendeu todas as necessidades da população naquela época. O município tem autonomia para gerenciar todas as ações de risco. A Defesa Civil do município de Manaus tem que ser mais atuante na prevenção e atender a população ou será que é mais um órgão da prefeitura que virou cabide de emprego?? Se não tem dinheiro? ? Revise o aluguel de veículos, aluguem somente veículos de passeio 1.0 pra que alugar pick up de luxo??

Deixe uma resposta