Marcelo Ramos lança ideia de criar uma Brigada Escolar para garantir a segurança dos estudantes

A partir de 2017 a Prefeitura de Manaus irá criar a Brigada Municipal Escolar para garantir mais segurança aos alunos da rede municipal de ensino. A Brigada atuará em todas as 492 escolas do município. A medida faz parte do programa “Cidade Segura”, que consta no plano de governo do candidato a prefeito Marcelo Ramos, da coligação “Mudança para Transformar”. “Vamos fazer concurso, aumentar o efetivo e levar segurança às escolas”, anuncia o candidato.

A Brigada Escolar tem como meta oferecer mais segurança aos estudantes, professores, servidores e pais, além de economizar mais de R$ 20 milhões gastos anualmente pela atual administração, com sistemas de monitoramento eletrônico e segurança privada nas escolas públicas de Manaus. Esse sistema de monitoramento tem pouca ou nenhuma eficácia, segundo Marcelo.

 “Esse dinheiro gasto por ano com monitoramento e segurança privada não funcionam. Há relatos diários de pais e servidores de que isso não inibe a ação de vândalos e criminosos. Outro fator negativo é que a máquina não cria empatia com ninguém. A participação e a interação social é fundamental num sistema de segurança”, comenta Marcelo Ramos.

Para implantar a Brigada Escolar, a nova prefeitura estará empenhada em promover a integração da escola e da comunidade onde está inserida, além de qualificar o servidor da guarda municipal que será treinado para o convívio em ambiente escolar.

 A redução dos custos para a implantação do projeto da Brigada Escolar passará por uma parceria entre a Prefeitura de Manaus e o Centro Integrado de Operações do Governo do Amazonas (CIOPS), que conta com avançado sistema de monitoramento eletrônico usados desde a Copa de 2014.

“Não faz sentido algum a Prefeitura manter uma fatura de mais de R$ 20 milhões em um sistema de monitoramento se o próprio Governo do Amazonas já possui a cidade inteira de Manaus monitorada. É essencial que a Prefeitura possa se integrar e estabelecer convênios para uso e ampliação desse sistema em benefício dos estudantes”, afirma Marcelo Ramos.

Os resultados esperados após a implantação da Brigada Escolar é a economia direta com o fim dos contratos com empresas privadas, a melhoria na qualificação dos servidores da prefeitura, (em especial na educação e na guarda metropolitana), além de assistentes sociais e psicólogos e também prevenir problemas nas escolas por meio da mediação de conflitos com os novos guardas escolares.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta