Mais um golpe contra os trabalhadores

Por José Ricardo Lula*

O Governo Temer quer fechar 513 agências dos Correios. A previsão é a demissão de mais de 5 mil funcionários. Lembro da época em que faziam manifestações contra a Dilma. Tinham até funcionários dos Correios queimando bandeira do PT e agora estão sendo demitidos pelo atual Governo. Os golpistas estão tirando os direitos dos trabalhadores, demitindo e querendo privatizar os Correios. Também estão começando a demitir os funcionários da Amazonas Energia.Ontem, foi aprovada em Brasília a Medida Provisória 814/2017, que propõe fazer um processo de reestruturação, reorganização e viabilidade econômica do setor elétrico no Brasil. Mas, na verdade, estão preparando  o processo de privatização. Estava vendo o debate entre dois senadores do Amazonas: Eduardo Braga (MDB), que apoia essa reestruturação, e a senadora Vanessa Graziottin (PCdoB), que chama a atenção para a perversidade desse processo, que vai culminar com a demissão de funcionários, aumento da conta de energia, com a venda de um patrimônio público quase de graça para os interesses estrangeiros. Braga ainda disse que “não se trata de privatização, mas sim de recuperar a saúde financeira de uma área estratégica para o desenvolvimento do Amazonas”, defendendo ainda que os trabalhadores possam ter estabilidade de dois anos nas distribuidoras de energia. Já Vanessa, lembrou que em Goiás foi a mesma história e quando chegou na hora da votação não tinha garantia nenhuma para os trabalhadores. Foram  todos demitidos sumariamente.

Portanto, esse é um assunto que nós precisamos estar atentos. Eu sou contra essa privatização. O Programa Luz para Todos, inclusive, está ameaçado. Milhares de famílias do nosso Estado estão ameaçadas de não ter luz elétrica com esse processo, apesar do Governo dizer que a ação deverá ser prorrogada até 2022, o que eu duvido. Uma empresa privada irá mesmo se preocupar em continuar com esse Programa, que é social e não dá lucro? Essa área é sim estratégica. Não tem desenvolvimento, se não tiver energia. E vão entregar tudo isso para empresas estrangeiras? Essas empresas não irão se preocupar  mais com o desenvolvimento do país, essa é uma preocupação de Estado. Assim, não será papel dessa empresa de energia cuidar das questões estratégicas de desenvolvimento dos lugares mais pobres, como é o caso do interior do Amazonas.

Por isso, que não querem o Lula de volta. Por isso, que o prenderam. Porque ele quis cuidar dos mais pobres, levar Luz Para Todos, por meio de empresa pública, como o Banco do Brasil, Correios, que devem estar a serviço da sociedade. Lamento que têm senadores  e deputados do Amazonas que estão votando pelo desemprego, e por privatizações que irão colocar na rua milhares de trabalhadores.

*O autor é economista e deputado estadual pelo PT

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

LEAVE A REPLY