Instituto anuncia que vai deixar administração do Hospital da Zona Norte, mas terceirização deve continuar

O Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed) emitiu comunicado hoje informando que a partir deste sábado, 28, deixa de ser o responsável pela gestão do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) da Zona Norte, na avenida Torquato Tapajós, no bairro Colônia Oliveira Machado, após quatro anos. Mas não será ainda desta vez que a Secretaria de Estado da Saúde vai aproveitar a oportunidade para abandonar a famigerada terceirização. Nos bastidores, comenta-se abertamente que outra empresa, a Max Service, vai assumir temporariamente o serviço.

O contrato de gestão da unidade celebrado pelo Imed com a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas chega ao final no sábado. O instituto, era o responsável pela administração da unidade desde a inauguração, em 2014. No final do ano passado, o Governo reclamou que a  empresa não realizou sequer 50% das cirurgias previstas.

O Imed afirma, entretanto, que nesses quase quatro anos, os serviços prestados pela empresa beneficiaram diretamente mais de 823 mil pacientes. Seriam 640 mil atendimentos apenas nos prontos-socorros adulto e infantil nos serviços de urgência e emergência 24 horas por dia nas especialidades de pediatria, clínica médica e cirurgia em geral. Na área do diagnóstico do pronto-socorro, a unidade realizou mais de um milhão de procedimentos entre exames laboratoriais, raio-x, eletrocardiograma e ultrassonografia. Nesse período, foram mais de 13,9 mil internações registradas, mais de 42 mil procedimentos de fisioterapia e tantos outros das demais equipes dedicadas à assistência.

Outros 183 mil pacientes foram atendidos, segundo o Imed, no Centro de Diagnostico da unidade, um moderno parque de imagens estruturados com exames de raio x, ultrassonografia, ressonância, tomografia, mamografia, endoscopia, colonoscopia, ecocardiograma, holter, mapa (monitorização ambulatorial de pressão arterial) e teste ergométrico. Inaugurado em fevereiro de 2017, o centro atende solicitações de exames de todas as unidades de saúde do Amazonas e boa parte desses exames, o resultado (laudo) pode ser visualizado de qualquer dispositivo conectado à internet.

O instituto afirma que sempre apostou na gestão por resultados aferidos por meio de indicadores e garante que sempre cumpriu as metas pactuadas em contratos e manteve índices de satisfação do usuário acima de 96%. O percentual era aferido mensalmente por meio de pesquisa onde os pacientes podiam fazer elogios e sugestões para melhorar o atendimento.

“O Imed agradece aos parceiros e colaboradores e deseja que a nova gestão unidade avance na satisfação dos usuários desse hospital o qual, quando em plena operação, terá plena condições de se tornar referência em saúde no país”, conclui nota distribuída pela empresa.

OUTRO LADO

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) publicou, nesta segunda-feira (23/04), em seu site, a convocação de chamamento público para qualificação de Organizações Sociais de Saúde (OSS), no âmbito do Estado do Amazonas. O objetivo principal é credenciar as entidades da sociedade civil, sem finalidade lucrativa, interessadas em participar do processo de escolha para fazer a gestão dos serviços de saúde do Hospital e Pronto-Socorro da Zona Norte (HPS Zona Norte). A publicação deverá ser lançada, ainda, nos diários oficiais do Estado (DOE) e da União (DOU) e em jornais de circulação local e nacional. 

O secretário estadual de Saúde, Francisco Deodato, informa que o processo de qualificação, credenciamento e escolha da organização social que vai gerir a unidade, deve durar em torno de 90 dias. Enquanto ocorre, uma comissão de transição da própria Susam ficará responsável pela gestão do HPS Zona Norte. 

A comissão, formada por gestores de várias áreas, já vem acompanhando a administração do hospital em abril.

A Secretaria ressalta que todos os serviços oferecidos na unidade serão mantidos. Atualmente, o Hospital e Pronto-Socorro da Zona Norte presta assistência nas áreas de pronto-socorro infantil e adulto, UTI adulto e Centro de Diagnóstico.

A qualificação é requisito indispensável para a realização de parceria com o Poder Público Estadual e obedece aos termos da Lei Estadual nº 3.900/2013, regulamentada pelo Decreto nº 34.093, de 04 de outubro de 2013, alterado pelo Decreto nº 34.219, de 25 de novembro de 2013. 

Informações no site – A qualificação não será apenas para o HPS Zona Norte e servirá, também, para a contratação de outros serviços prestados pela Susam. Todas as informações referentes aos requisitos necessários à qualificação poderão ser encontradas no site www.saude.am.gov.br . 

O secretário executivo de Saúde, Orestes de Melo Filho, destaca que a qualificação é o primeiro passo para a seleção do serviço, vindo, na sequência, a fase de credenciamento e, por último, a seleção. “Após a qualificação, as entidades que atenderem ao chamado poderão se credenciar para a seleção da OSS que irá responder pelo contrato de gestão de saúde do Hospital e Pronto-Socorro da Zona Norte. A Susam já trabalha na elaboração do edital de credenciamento, que deve ser publicado nas próximas semanas. Esperamos concluir todo o processo até o fim de julho”, disse ele. 

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta