Falta até medicamento na FCecon para realizar as quimioterapias

Pacientes da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon) denunciam a falta de um medicamento para realizar a quimioterapia. Por conta disso, alguns estão com o tratamento contra o câncer suspenso. Segundo a Fundação, a falta do remédio ‘Taxol’ ocorre devido atraso do fornecedor. Por meio de assessoria, a FCecon informou que o remédio será reposto até quarta-feira (24).

“Essa doença é silenciosa, então quando para o tratamento pode invadir teu corpo e a gente não fica bem. Mexe demais com o psicológico da gente”, disse um paciente que não quis se identificar.

Na quimioterapia, uma mulher, que fez a última sessão no dia 3 de janeiro, não conseguiu dar continuidade ao tratamento por falta do Taxol. “Falam que não chegou, a gente liga para lá todos os dias e nada de chegar”, contou ela, que também não quis ter o nome revelado.

Uma paciente, que preferiu não se identificar, está iniciando o tratamento contra o câncer. Ela disse ter ouvido muita reclamação sobre a falta de estoque por pessoas que fazem o tratamento há mais tempo. “Tô começando agora, mas ouço muita reclamação das outras pessoas que estão aí dentro. É [falta] de medicamento, que não tem a quimio completa. Sempre reclamam de algo que está faltando”, disse.

Procurada pelo G1, a Fundação informou que solicitou reposição do quimioterápico Taxol em outubro e dezembro do ano passado, ainda quando havia estoque suficiente para administração de medicamentos aos pacientes da unidade hospitalar.

Entretanto, o remédio inicialmente não foi entregue devido ao recesso do fabricante e, logo depois, a empresa teria informado que a produção do remédio foi interrompida. Segundo a FCecon, novas remessas chegarão ao hospital até a quarta-feira (24) para evitar “prejuízos aos pacientes”.

Fonte: G1 Amazonas

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta