Entre os 372 PMs fora dos quartéis, tem até quem sirva a ex-governadores que já morreram. Veja lista

policial fora do quartel

A Polícia Militar emitiu na última terça-feira, 12, a portaria 020, da Diretoria de Pessoal, que regulariza as movimentações de oficiais e praças, mostrando quem está na seção de pessoal à disposição de outros órgãos ou autoridades. Além do número um tanto quanto exagerado de policiais fora dos quartéis – 372 no total -, existem curiosidades inexplicáveis. Por exemplo: há PMs a disposição de dois ex-governadores que já falereceram – Gilberto Mestrinho e Vivaldo Frota.

Há ainda policiais servindo às prefeituras de Beruri, Coari e Iranduba; a órgãos que não têm nenhuma relação com a segurança, como a Secretaria de Ação Social e Superintendência Municipal de Transportes Urbanos. E há também PMs à disposição do Exército e até de um deputado estadual.

É necessário salientar que a disposição de policiais para outros órgão não é um ato ilegal, mas parece não haver critérios rígidos para liberar estes militares.

No caso dos ex-governadores, a lei faculta a colocação de policiais à disposição deles, até porque, durante a gestão, eles contrariam interesses e isso justifica a proteção pós-mandato. Não é um privilégio amazonense. Em quase todos os países do globo essa prática é comum em relação a ex-governantes.

Em fevereiro de 2013, o então procurador-geral do Ministério Público do Estado, Francisco Cruz, disse, disse que determinou à procuradora Jussara Pordeus a análise da denúncia publicada pelo jornal A Crítica, de que órgãos públicos mantém em seus prédios número de policiais militares superior ao estabelecido em lei. Ainda não se sabe o resultado da diligência. Na época, o repórter fotográfico Euzivaldo Queiroz fez a imagem acima, de PM controlando o estacionamento do Fórum Henock Reis, função que não seria dele.

Veja abaixo a lista com os nomes dos oficiais e praças à disposição de órgãos e autoridades:

 

pm 7

pm 2

pm 1

pm 10

pm 6

pm 5

pm 9

pm 3

pm 8

 

Qual Sua Opinião? Comente:

Este post tem 6 comentários

  1. claudio

    Até a Defensoria tem policial à disposição. Tem algum defensor ameaçado? Kkkk
    Deve ter alguém querendo aparecer na Defensoria!

  2. Semeando discordia

    Esta de colocar os nomes de policiais a disposição foi uma boa tem aí nesta relação oficiais femininos que só vestiram a farda quando estava na academia…depois só bem bom, na relação tem tc que ganham gratificação sem aparecer no órgão de origem e olha que ganham gams e gratificação extra. Os pracas muitos batalham por uma disposição desta….mas poucos conseguem pq os que já estão lá não largam a casca…agora este exagero de ofício à disposição e demais…falta oficial para concorrer a escala de servico. Estes policiais militares oficiais e praças operacionais estes sim é que deveriam ganhar gratificações de trabalho, não os que estão sentados a paisana… Vamos ver se o governador toma uma atitude sensata. Convoca ofício e praças da reserva para ocupar estes quase 400 cargos existentes. E devolve pra tropa os ativos.

  3. Stive

    Pq vc não posta a lista completa? São mais de 800….

  4. Anônimo

    Este e o nosso dinheiro

  5. ????

    Basta conhecer ou ser amigo de alguma autoridade do jurídico ou do meio politico pra ficar a disposição de algum órgão ou alguém, esse é o único critério.

  6. Grace

    E na Sefaz? Os PM s servem de porteiros, manobristas….

Deixe uma resposta