Ensaio sensual reúne idosos, chamando atenção para a necessidade de cuidar da saúde do homem

No mês dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde dos homens, um ensaio sensual onde eles são os principais modelos será lançado no próximo dia 23/11, no Centro de Convivência do Idoso, no bairro Aparecida em Manaus.

A exposição Auás Baquara, que na língua tupi quer dizer “Homens Sábios”, busca ajudar a conscientizar os homens da importância do exame do toque retal, bem como superar preconceitos.

Concebido pelo experiente fotográfo Chico Batata, o trabalho reúne fotos de 22homens na faixa etária entre 50e 78anos, os quais todos já foram submetidos ao exame do toque.

“Neste caso, trabalhamos a autoestima por meio da sensualidade masculina com um viés artístico para mostrar que em qualquer idade é possível se quebrar preconceitos e afastar medos. Tudo por uma vida plena e saudável. Toda doença quando descoberta no começo pode ter cura ou controle” disse Chico Batata.

De modo geral, os homens ainda cuidam menos da saúde que as mulheres, deixando de fazer exames periódicos essenciais, que possibilitam a descoberta de doenças que com diagnóstico precoce e tratamento adequados, poderiam resultar em uma vida mais longa e de qualidade.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás somente do câncer de pele não-melanoma.

Ainda assim, grande parte dos homens se recusa a passar pelo exame de toque retal, resultado do preconceito em torno do procedimento mais adequado para a detecção precoce da doença.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta