Em memória de Clodoaldo Guerra!

Por Daniel Melo*

Final dos anos 70, início dos anos 80. O radio amazonense vivia um período de grande prestigio. A Rádio Baré, emissora dos Diários Associados, possuía em seu elenco nomes como Davi Rocha, J. Aquino, Luiz Rougles, Chico Santos, e o maior comunicador amazonense de todos os tempos: Clodoaldo Jeremias Guerra, precocemente falecido aos 52 anos de idade.

Clodoaldo Guerra comandava um programa chamado “Maratona Intelectual”, destinado aos estudantes amazonenses. Pessoalmente ou por telefone, alunos de diversas escolas respondiam as perguntas enunciadas pelo grande locutor. Os prêmios: Os vencedores ganhavam semanalmente 600 cruzeiros em livros oferecidos pela antiga Livraria Sete. Além do prêmio semanal, o colégio vencedor do mês obtinha um lindo troféu.

Foram anos especiais em minha vida. Estudante do ginásio Estelita Tapajós, garoto de doze anos, nascido em um lar humilde, formei uma equipe e comecei a participar do programa. Íamos a pé da baixada do Educandos até a sede da Rádio Baré na Av. Eduardo Ribeiro. Quando não podíamos participar in loco, comprávamos fichas telefônicas e utilizávamos o tão útil orelhão. Nossa equipe foi varias vezes premiada com os preciosos livros e ganhamos um troféu para o nosso amado Estelita.

Que tempos bons! Que aprendizado! Enriqueci minha cultura geral, formei amigos e convivi com um comunicador inteligente, autodidata, incapaz de falar bobagens aos seus ouvintes. Com apenas um microfone e um telefone, Clodoaldo  Guerra improvisava, dialogava com o público de forma magistral. Seu programa à época, foi líder de audiência da emissora, tão bem dirigida pelo grande jornalista Epaminondas Barauna.

Clodoaldo Guerra me fez apaixonado pelo rádio. Infelizmente, com algumas excessões, o rádio amazonense entrou em declínio. O que se vê são comunicadores despreparados, que destilam até palavrões em seus programas, isto sem falar nas musicas de péssima qualidade!

Portanto, reverencio a memoria de um comunicador que deixou saudades: O grande Clodoaldo Jeremias Guerra!

*O autor é pedagogo e pastor da Igreja de Deus Pentecostal do Brasil