Economistas ensinam como gastar menos nas férias de julho

Especialistas em Economia Doméstica, os economistas Rogério Silva e Marcus Evangelista do Sindicato dos Economistas do Amazonas (Sindecon-AM) relacionaram as principais maneiras de se economizar nas férias do meio do ano sem comprometer o orçamento familiar. Seguindo as recomendações, a economia nesse período pode varia de 20% a 30%.

Presidente do Sindecon-AM, Marcus Evangelista, explica que o planejamento é o primeiro passo para aproveitar as férias e não entrar no vermelho.  “O primeiro passo é ver quanto você está disponibilizando para gastar  no período e a partir dai decidir qual o seu destino ou as atividades que pretende realizar”, destacou.

Outro ponto que Evangelista salienta como fundamental para reduzir os custos nas férias é a pesquisa de preços sobre produtos e serviços, nas mais diversas modalidades. “Pesquise suas opções de roteiro, se for viajar para outra cidade, veja as possibilidades de atrativos gratuitos. Também pesquise por hospedagens alternativas e melhores formas de se locomover. Em alguns lugares o transporte coletivo é a melhor forma de economizar. Em outros pode ser que alugar um carro compense mais”, esclareceu.

Um  dos itens que mais pesa na hora de viagens e passeios é a alimentação. Nesses casos a dica é priorizar os supermercados, como afirmou o diretor do Sindecon-AM, Rogério Silva. “Compre coisas que podem ser consumidas no hotel. Normalmente, o café da manhã está incluso na hospedagem. Então outras refeições como o almoço e janta podem ser preparadas onde você está hospedado. Outra dica são os restaurantes de buffet e evitar os que ficam localizados em pontos turístico. Geralmente os preços são mais caros”, orienta Silva.

A racionalização das compras pode ser adotada sem comprometer o compromisso de presentear família e amigos, basta atentar para as variações de preços dependendo da localização. “Normalmente, as compras não estão planejadas e são a maior causa dos orçamentos de férias estourados. Antes de adquirir qualquer coisa, pergunte-se se você realmente precisa daquilo. Prestar a atenção sobre as previsões locais para o período de férias também é importante”, lembrou Rogério Silva.

Já Marcus Evangelista  finaliza as orientações sobre os gastos nas férias como uma última dica que é é evitar o uso do cartão de crédito. Para ele,  o acesso ao crédito fácil facilita para que se gaste mais, sem se dar conta.  Quando se planeja as férias, deve-se contar apenas com o orçamento que tem previsto e deixar o cartão apenas para um caso de extrema emergência. “Assim você evita de estourar o seu planejamento e ficar com dívidas das férias após o retorno da vida normal”, finalizou.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta