É preciso avançar na Segurança

Por José Ricardo Lula*

Eu apoio à luta dos trabalhadores da Policia Civil, assim como também da Polícia Militar, por melhoria na segurança pública, que perpassa pela valorização dos profissionais da área, . Por isso votei a favor do projeto do Executivo Estadual que instituirá o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração da Polícia Civil do Estado do Amazonas, especificando o cargo de delegado.

É muito justo atualizar os salários desses servidores e fazer uma arrumação no plano de carreiras do delegado. Mas também é preciso atualizar e equiparar os salários defasados dos demais profissionais da área da segurança, tanto da Polícia Civil, quanto da Polícia Militar. Por isso, venho cobrando do governador diálogo com os peritos, com os investigadores, com os escrivães.

Mas é preciso também que Governo do Estado cuide das estruturas de trabalho da segurança. Nas visitas  de fiscalização que realizo constantemente nos municípios, constatei que nas delegacia há muita deficiência no atendimento às pessoas. Geralmente não tem delegados, em muitos casos apenas um investigador. Não há viaturas, pois estão paradas há meses esperando conserto. A estrutura física das delegacias precisam de reformas e, algumas, até mesmo, de reconstrução. Faltam pessoal para o administrativo e os presídio, geralmente funcionam dentro da delegacia, obrigando os poucos policiais civis a tomarem de conta, quando quem deveria cuidar das unidades prisionais é a Secretaria de Estado de Segurança Pública.

Vou continuar cobrando do Governo do Estado melhorias para segurança pública do Estado, bem como valorização dos trabalhadores da área.

*O autor é economista e deputado estadual pelo PT