E o Oscar vai para…o Marketing!

Por Ronaldo Derzy Amazonas*

Que proposta que nada! Pra quê debate? Suar a camisa, ir pra caminhada, fazer um tête a tête com o eleitor? Pra que tanto esforço?

O singularismo de propostas e a singularidade de um certo candidato nem sei se necessariamente nessa ordem (ou será desordem?) tomaram de assalto a campanha política pra governador nessas eleições.

Apenas uma palavra doce como mel, no máximo um pó compacto na cara, troca de camisa de tons suaves estilo jovem fazendo conjunto com um sapato mocassim colorido, um sorriso colgate forçado e a indefectível frase de efeito tão própria das diaristas. Pronto! a receita de bolo acaba de ganhar vida e sair do forno em forma de paz e amor.

Planos, compromissos de campanha, panfletos, santinhos, caminhadas e carreatas, viagens, reuniões, comícios, abraços e apertos de mãos com o eleitor, tudo isso é secundário, nada disso faz mais a diferença.O que prevalece e se impõe é o diálogo subjetivo, plastificado, inventado e transformado por meio de um engenhoso sistema de vasos comunicantes que permitem-se preencher a cada dose de invencionice desde que se perceba, por meio de pesquisas encomendadas, que o leitor se encheu demais ou de menos com a estória da vez é aí, dependendo do resultado, muda-se o roteiro.

Vale até não ter família ajustada; negar a política como faz alguém que a pratica há 40 anos é aceitável; esconder uma doença grave faz parte do esquema; ter feito uma gestão desastrosa na prefeitura da capital nem importa, recusar alianças e uniões políticas, pedra de toque da democracia, por quem dependeu delas até hoje, tudo, tudo é aceito, praticado e seguido candidamente pelo candidato e pelo povo porque fruto de mentes ocupadas noite e dia a iludir o eleitor com doses   milimetricamente ajustadas de encanto, magia e sonhos.

Até quando isso dará certo não sei!

Só sei que o eleitor amazonense, que não é leso e nem é bobo, já percebeu que por trás dessa magia e desse sonho de amor pode estar escondida uma tremenda e ilusória  farsa eleitoral urdida mais uma vez para substituir o discurso do compromisso eleitoral sério por uma promessa de amor que mais parece uma paixão frívola e passageira e não vai cair nessa esparrela que pode comprometer seriamente o já combalido sistema político, econômico e financeiro, a saúde, a educação, a segurança e a infraestrutura do nosso estado e sua gente.

Escolha o melhor gestor, escolha o melhor vice, faça opção por quem tem mais energia e determinação pra realizar e não se deixe enganar por um senhor que não cuida nem da sua própria casa, de um arrumador da situação apenas dos seus; não se deixe lesar por uma candidatura fruto apenas do marketing criativo,  descompromissado e desconectado da verdadeira e grave realidade pela qual estamos passando; dê chances ao seu futuro e ao futuro do nosso estado e não fuja da responsabilidade pensando em se ausentar no dia 27/08 quando o futuro dos nossos filhos e netos estará em jogo.

Tem uma marca de refrigerante que também fala de amor mas causa lentamente um mal danado na saúde e no bolso porém, vende mais que água saudável porque fruto do marketing impiedoso e cruel.

Pense nisso!

Té logo.

*Farmacêutico e empresário

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