Detran-AM usa super heróis e distribui cartilha a pais de alunos

Os agentes do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) ganharam o apoio de quatro super heróis para conscientizar os alunos e pais sobre a importância de adotar boas práticas no trânsito, durante o lançamento da campanha de volta às aulas, nesta segunda-feira (23/01).  Também foi realizada fiscalização nos veículos que fazem condução escolar. Um motorista foi autuado porque o veículo estava com os pneus carecas e trazia uma criança no banco da frente, no colo da monitora.

Acompanhado pela Faixa Maravilha, Capitão Capacete, Super Semáforo e Cinto Fantástico, o presidente do Detran-AM, Leonel Feitoza, distribuiu uma carta aberta aos pais,  pedindo a eles que sejam bons exemplos para os filhos, no dia a dia do trânsito.   “É importante que os pais eduquem e dêem bons exemplos nesse momento. Ser exemplo de boa conduta é obrigação, para ajudar a formar cidadãos honrados, cumpridores de seus deveres e cientes de seus direitos”, afirma Leonel Feitoza, em um dos trechos da carta.

O lançamento foi às 6h30, horário de entrada dos alunos do Centro educacional Adalberto Vale, no conjunto Morada do Sol, zona Centro-Sul da cidade, primeira escola da rede particular que já iniciou o ano letivo de 2017. O diretor Leonel Feitoza explicou que a campanha se estenderá até o dia 10 de fevereiro e vai contemplar também as escolas da rede pública da capital e dos municípios da região metropolitana.

Além da distribuição da carta aberta aos pais, os Detran-AM também fez a entrega de cartilhas sobre trânsito e material promocional, como lixeirinhas e flanelas para veiculo e squezes.

Pais aprovam campanha

A empresária Viviane Freire, 35, foi uma das mães que foi abordada pelos agentes do Detran-AM e os super heróis do trânsito, quando foi deixar seu filho, de sete anos, para o primeiro dia de aula no Centro Educacional Adalberto Vale. O pequeno Thiago se encantou com o Capitão Capacete, enquanto a mãe elogiou a iniciativa do Detran-AM lembrar aos pais que a educação de trânsito é dever também dos pais e deve começar em casa.

O dentista Francisco de Lima compartilha da mesma opinião da empresária e aproveitou o encontro com o diretor presidente do Detran-AM, Leonel Feitoza para pedir que o órgão intensifique as ações de fiscalização em relação a Lei Seca. “Tem muita gente que eu conheço que agora ou anda de taxi ou traz alguém prá dirigir porque sabe que a qualquer momento pode se deparar com uma blitz de vocês”, disse ele ao diretor do Detran-AM, recebendo como resposta de que as blitz estão sendo feitas todos os dias da semana, em parceria com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (Baptran). 

Condução autuada

O motorista Irani Lopes dos Anjos, da empresa Anjos Transporte, foi o primeiro condutor de transporte escolar autuado pelo Detran-AM por infringir a legislação que disciplina a atividade. Além da multa de R$ 195,23, por dirigir veiculo em mau estado de conservação (pneus carecas), grave, que implica em cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ele foi multado por conduzir levar menor de dez anos no banco da frente do veiculo. A infração é gravíssima, gera sete pontos na CNH e multa de R$ 293,47.

O motorista estava com a documentação pessoal em dia, mas teve a documentação do veículo, o Certifica de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) aprendido.  Irani Lopes dos Anjos tem prazo de cinco dias úteis para regularizar a situação, sob pena de ter o veículo ser apreendido.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta