Denúncias não param em Manacapuru. Desta vez dizem respeito a urnas sem zerésimas

Está em andamento uma apuração paralela à do Tribunal Regional Eleitoral, conduzida pelos próprios partidos que concorreram no último pleito, derivada das informações encaminhadas pelos cidadãos que trabalharam no dia da votação em Manacapuru e ficaram horrorizados com o que aconteceu principalmente na zona rural do município.  Em pelo menos oito seções eleitorais não teria ocorrido a emissão da zerésima, que é um tipo de relatório, emitido pela própria urna, no momento em que ela é ligada.

A zerésima indica que não houve manipulação, ou seja, às 8h, momento em que a votação começa, não há votos na urna.

Todas as urnas que não passaram pelo procedimento estariam instaladas na área rural, justamente aquela onde já foram pedidas intervenções da Justiça Eleitoral, do Ministério Público Eleitoral e da Polícia Federal, em razão dos fortes indícios da chamada “fraude do mesário”, em decorrência do índice anormal de abertura das urnas biométricas; da extensão anormal dos horários de funcionamento das urnas, sempre após as 17h, que é o horário limite para o dia de votação, assim como pela total falta de fiscalização fora da área urbana.

Também estão sendo apurados claros sinais de abuso do poder político, que estaria materializado no extenso uso de servidores ligados à Secretaria de Educação do Governo do Estado, que indicou funcionários para colaborar com o TRE-AM, atuando como presidentes de seções eleitorais e mesários, subordinados ao Servidor Raimundo Ferreira Conde, que, ao mesmo tempo em que indicava colaboradores à Justiça Eleitoral e coordenava a operacionalidade das eleições, pedia votos ostensivamente para o candidato a prefeito Beto D´Ângelo (PROS).

Outro ponto que vem sendo investigado é a atuação da Polícia Militar, que, não teria fiscalizado as eleições municipais, de forma a coibir qualquer anormalidade, garantindo o equilíbrio do pleito, sob a condução velada do coronel Marcus James Frota, que já é réu em processos de fraude eleitoral da eleição de 2014, quando ele comandava o policiamento do interior, indicado pelo governador José Melo, presidente do partido de D´Ângelo.

Veja o quadro com as urnas que teriam começado a operar no dia das Eleições sem a emissão da zerésima:

Seção Local Numero Total Votos Manuais Encerramento
50/51 Escola Estadual Mario D´Almeida

Bela Vista – Área Rural

356 aptos

330 votaram

58 (cerca de 18%) 17:21
116 Escola Estadual Januário Santana

Caviana – Área Rural

290 aptos

247 votaram

30 (cerca de 13% 17:12
127/154 Escola Estadual Mário de Almeida

Área Rural

355 aptos

306 votaram

91 (cerca de 30%) 17:57
133/193 Escola São João do UBIM – Área Rural 350 aptos

311 votaram

37 (cerca de 12%) 17:06
205 Palestina – Área Rural 210 aptos

182 votaram

40 (cerca de 22%) 17:01
212 Escola Muncipal São Francisco – Área Rural 100 aptos

86 votaram

10 (cerca de 15%) 17:04
214 Escola Pres. Kenedy – Paratary / Área Rural 136 aptos

111 votaram

01 (índice normal) 17:00
TOTAIS 1.573 VOTOS 267 ( 17%)

Todas estas escolas tiveram atuação dos funcionários da Seduc. Por outro lado, não há qualquer indício de irregularidade, de qualquer natureza, em todas as seções operadas pela Polícia Militar, fato que chama a atenção.

Beto D´Angelo, no dia seguinte às eleições, afirmou que, no início da apuração, quando perdia as eleições na área urbana, telefonou para Paula (funcionária da Seduc, que aparece na foto com o candidato) e determinou celeridade para chegada das urnas da área rural, onde sabia que havia vencido.

O candidato do PROS venceu a eleição por apenas 810 votos de diferença para o segundo colocado, o ex-prefeito Ãngelus Figueira (PV).

Já foi apresentada ao TRE uma ação solicitando a anulação da eleição.

Qual Sua Opinião? Comente:

Este post tem 10 comentários

  1. Louro adriano de freitas

    Choro de pededor kkkkkkk

    1. Epaminondas

      Deveriam é cuidar de se limpar junto ao TCU e devolverem o que foi desviado dos cofres públicos. Basta entrar no site do TCU e verão os nomes dos fichas sujas. Isso é uma VERGONHA.!!!

      1. Souza Lopes

        Verdade Epaminondas Apoiado!

  2. Souza Lopes

    Fora tororó e Figueira Ficha suja.
    Funcionários da saúde com 4 meses de atraso e ainda queriam que o povo votasse em quem? O povo quis mudança e a mudança veio.
    Deus abençoe a administração do Prefeito Beto eleito pelo voto!
    Com Deus no comando é Beto prefeito!

  3. Xisto Filho

    Interessante, a velha cantilena, dos defensores do 90, em Manacapuru, que é terra de gente boa. Eles poderiam alegar que nenhum crime eleitoral foi praticado pela patota de Betanael e Melo, em Manacapuru.
    Ora, está mais do que claro que somente impediram a vitória de Figueira, usando e abusando da máquina pública estadual e do dinheiro disponibilizado para fraudar as últimas eleições em Manacapuru.
    Confiamos que os crimes praticados não ficarão impunes.

  4. Jailson Lins

    Angelus Figueira nem endereço tem em Manacapuru, já é a terceira ou quarta vez q o povo diz não a ele. quando o povo se une a mudança verdadeira acontece!
    Estamos com Beto torcendo q faça um ótimo governo.

    1. RICARDO TRE/AM

      FORA 90. FORA BETO . A JUSTIÇA JÁ ESTA SENDO FEITA. GRAÇAS A DEUS QUE VAI TER NOVAS ELEIÇÕES.
      SEMANA QUE VEM JÁ ESTA SAINDO NO DIÁRIO OFICIO. INFELIZMENTE O BETO NAO SOUBE ROUBAR. KKKKKKK. Chora 90

      1. ANDREZA

        Verdade Ricardo. MELO E BETO FORA

  5. THIAGO

    E ,11, FIGUEIRA. BETO FORA . FORA 90

  6. DENIZE CAMPOS

    E FIGUEIRA 11. ESSE EU APOIO. BETO JÁ ESTA FORA DAS ELEIÇÕES GASTOU O QUE NÃO TINHA. E O FIGUEIRA GANHOU OS VOTOS SEM COMPRAR ELES. DALE FIGUEIRA 11. BETANAEL DANGELO E CAPELA. FORA

Deixe uma resposta