Crea-AM vai ajudar TCE a fiscalizar obras públicas no Estado

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM) e o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) discutem a ampliação do compromisso de cooperação técnica para intensificar a fiscalização de obras no Estado. Com o objetivo de aumentar a contribuição dos dois órgãos à sociedade, o Crea vai disponibilizar ao TCE uma ferramenta de consulta de ARTs (Anotação de Responsabilidade Técnica), acervo e empresas, além de um módulo para denúncia online de obras fiscalizadas pelo TCE, ampliando assim o alcance da fiscalização do Crea. 

“Vamos ampliar o convênio com o TCE, oferecendo contrapartidas. Muitas demandas chegam ao Conselho. Agora vamos disponibilizar ao TCE a consulta para que os profissionais do Tribunal tenham acesso a estas denúncias. Por outro lado, também abriremos espaço para que as denúncias do TCE sejam direcionadas online ao Crea, possibilitando uma pronta-resposta pelo Conselho”, revelou o presidente do Crea-AM, Afonso Lins.

“Quanto mais fiscalização realizarmos, maior a garantia que as obras sejam executadas por profissionais habilitados, propiciando maior segurança pública às esferas de governo, à sociedade em geral e maior inserção dos profissionais no mercado de trabalho”, completou o presidente do Conselho.

Para o diretor de controle externo de obras públicas (Dicop) do TCE, Euderiques Marques, é importante fortalecer a relação entre o Tribunal de Contas e o Conselho Regional. Ele ainda abriu as portas da Escola de Contas. “O TCE é o órgão de controle e o Crea, o responsável pela fiscalização da profissão. O estreitamento desta relação é importante, também pela parte educativa. E a Escola de Contas pode oferecer algum curso que contribua com esta formação”, ressaltou Euderiques.

Conselheiro do Crea, Hugo Tavares também atua como engenheiro no Tribunal de Contas e destacou a presença do Conselho no órgão. “É importante que estes encontros sejam frequentes”, sugeriu.

Para o engenheiro Júlio Verne, do TCE, a união entre o Tribunal de Contas e o Conselho resultará em cursos que contribuam para a fiscalização tanto na capital quanto no interior do Estado. “Será fundamental para município e ao Estado como um todo. No momento que técnicos especializados discutem as melhorias, isso facilita o trabalho de todos”, destacou.

Participaram da reunião ainda, o vice-presidente do Crea-AM, Francisco Carlos Amorim, o superintendente-adjunto de relações institucionais, Ricardo Ludke, e o superintendente-adjunto de fiscalização, Swami Vasconcelos.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta