Coronel Fernando é o novo comandante do Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) realiza, na próxima segunda-feira, 13 de março, no Quartel Geral, no bairro Petrópolis, às 18h, a solenidade militar de passagem de Comando, após as nomeações feitas pelo governador José Melo. Quem assume como comandante-geral é o coronel Fernando Paiva Pires Júnior.

O oficial chega ao Comando aos 51 anos, sendo 29 de serviço na carreira militar. É formado em Direito e pós-graduado em Gestão Ambiental. Na corporação, teve intensa atuação na área de mergulho e já exerceu funções como chefe do Estado Maior (CHEM). Foi ainda o primeiro comandante do Batalhão de Incêndio Florestal e Meio Ambiente, comandante do Batalhão de Bombeiros Especial (BBE) e agente de Corregedoria do CBMAM, na Secretaria de Segurança Pública.
Foi nomeado pelo governador em 2015 como secretário executivo do Subcomando de Ações de Defesa Civil (Subcomadec), onde também exerce a função no Conselho Nacional de Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil (Congepdec), de Coordenador da Região Norte.
Quem deixa o cargo de comandante-geral do CBMAM é o coronel Fernando Sérgio Austregésilo Luz, a pedido acatado pelo governador do Estado. No Subcomando do CBMAM assume o coronel Raimundo Rodrigues da Silva.
Projetos – Entre os projetos do novo comandante, está o aumento do efetivo que atualmente é de 700 militares. A meta é alcançar o dobro de bombeiros até 2018, para reforçar atuação em todo o Estado, e promover uma atenção especial à população do interior.
A  promoção de oficiais e praças, que havia sido interrompida, também será um dos focos da nova gestão. Além dos cursos de capacitação, para agregar novos conhecimentos aos militares que já fazem parte da corporação e preparar os que deverão ser efetivados por meio de concurso público.
A compra de novos equipamentos e ainda duas ambulâncias para impulsionar os serviços de emergência proporcionando um melhor atendimento a população também estão entre as metas do gestor.
Pelotão – Para compor o pelotão que se apresentará durante a cerimônia, foram convidados 30 bombeiros mirins do distrito de Cacau Pirêra em Iranduba, 20 idosos que fazem parte do Projeto da Unidade de Proteção Civil e Meio Ambiente do mesmo município e os agentes que atuam na Defesa Civil do Amazonas.
 
FOTO: DIVULGAÇÃO/CBMAM

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta