Cooperativa que atua em vários municípios será denunciada ao Ministério Público

A Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa da Assembleia Legislativa do Estado vai encaminhar denúncias recebidas durante audiência pública realizada ontem em Itacoatiara ao Ministério Público, para apuração de responsabilidades. O alvo principal é a cooperatica Nacionalcoop, contratada pelo prefeito Mamoud Amed, por meio de pregão presencial. para prestar serviços nas unidades de saúde local.

Foram ouvidas denúncias relatadas por funcionários e a sociedade civil sobre a má gestão desta área, como ausência de UTI Neonatal e a capacidade reduzida do quadro de servidores, esta última admitida por representante da Prefeitura. Além de contratações de assistentes sociais em quantidade menor do que o previsto no Diário Oficial.

“Durante seis anos trabalhei no hospital e nos dois últimos anos fui contratada pela cooperativa (Nacionalcoop). Tenho cópia do Diário Oficial que fala do número de funcionários contratados para o “José Mendes”, que seria 10 assistentes sociais. Mas nunca existiram 10 assistentes sociais lá. Essa unidade sempre teve duas assistentes sociais, e no documento dizia mais, que o salário destes profissionais era de quase R$6 mil, o que também não é verdade. Tenho meu contracheque pra comprovar”, afirmou a denunciante, profissional de Assistência Social.

A partir dos relatos serão encaminhadas Representações ao Ministério Público do Estado (MP-AM) e Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) para que sejam apuradas as denúncias dos funcionários e tomadas as providências devidas.

“Em 2014, eu já havia ingressado com Representações tanto no MP-AM quanto no TCE, denunciando a atuação desta cooperativa Nacionalcoop e de diversas prefeituras do interior como de Itacoatiara, Manacapuru, Lábrea e Itapiranga que firmaram contrato com ela. São muitos os indícios de desvio de recursos públicos e não pagamento de direitos trabalhistas. E como sempre são os trabalhadores e a população que padecem com a má administração do dinheiro público. Nós, deputados, temos o dever de fiscalizar e ser voz do cidadão. Não podemos ficar inertes”, disse José Ricardo, explicando que, pela  denúncia, esses contratos eram firmados apenas com pregão presencial, e o valor do convênio que a Prefeitura repassava para a NacionalCoop discriminava em suas notas fiscais o percentual de 60% para pagamento de cooperados-prestadores de serviço e 40% utilizados em insumos e materiais, sem uma definição específica.

Na semana passada, o prefeito eleito de Itacoatiara, Antônio Peixoto (PT), juntamente com o presidente da Câmara do Município, vereador Dário Nunes, denunciou desmandos na Prefeitura, após o resultado das eleições. De acordo com o relato, centenas de funcionários foram demitidos sem que os contratos tenham terminado, e médicos especialistas, como ortopedistas, estão em falta na cidade devido a essas exonerações arbitrárias feitas pelo atual chefe do Executivo Municipal, o que tem agravado ainda mais a situação deste serviço.

Qual Sua Opinião? Comente:

Este post tem 2 comentários

  1. Lopes de Oliveira

    Boa Tarde . Engraçado q esse blog não divulga as mesmas falcatruas desta cooperativa em manacapuru.. onde o prefeito tororó (não reeleito) não repassou o dinheiro para o pagamento dos funcionários do Hospital que estão a 4 meses sem receber seus salários! sei não .

    1. Hiel levy

      Pronto. Comentário postado. Se me mandar documentos, como o pessoal de Itacoatiara mandou, publico imediatamente.

Deixe uma resposta