Conheça a “Festa das Flores”, uma iniciativa social que há 22 anos alegra adolescentes de Manaus

A advogada e professora universitária Amávia Campos é um exemplo de brasileiros que se dedicam a causas sociais. Há 22 anos, ela criou e coordena, juntamente com Sara Thuler Nunes, uma comissão na União Feminina Missionária Batista do Amazonas (UFMBAM), com o objetivo de proporcionar um baile de debutantes especial para diversas jovens, que não podem custear uma festa desse porte. A última edição ocorreu no último dia 2.

Além de Amávia Campos e Sara Thuler Nunes (que aparecem em foto abaixo), integram a comissão Euzilane Valente e Miriam Coutinho, que, todos os anos, a partir do mês de agosto, arrecadam doações para poderem realizar em dezembro o baile, que foi batizado de “Festa das Flores” em referência à graciosidade das meninas que participam do evento e à decoração da festa, com flores confeccionadas em tecido e papel, que são dispostas nas mesas dos convidados e nas colunas e paredes do clube.

Amávia Campos explica que as jovens que participam da “Festa das Flores” não pagam absolutamente nada, pois todos os itens que compõem a festa (convites, decoração, bolo, vestido de debutante, atrações musicais, sonorização do evento etc.) são conseguidos por meio de doação de amigos e da equipe de voluntários.

“Tudo é feito por meio de doações. E neste ano, pela primeira vez ao longo desses 22 anos, nós conseguimos que um clube oferecesse o espaço para a festa totalmente gratuito, que foi o Clube de Oficiais da Polícia Militar do Amazonas, por isso estamos muito felizes”, enfatizou.

A coordenadora da comissão organizadora do evento explica que não existe, de fato, uma seleção para participar do baile. “As meninas ficam sabendo da festa pela divulgação que nós fazemos nas reuniões. Durante essas reuniões, nós distribuímos as fichas para que elas forneçam seus dados pessoais. Depois, fazemos um encontro para dar orientação a todas elas sobre os detalhes do evento”, explicou Amávia Campos.

Assim como não existe seleção, também não há restrição quanto ao número de participantes. “Algumas pessoas perguntaram por que não limitamos apenas a 15 meninas, mas nós não consideramos justo deixar outras meninas de fora, já que o intuito é proporcionar a elas um momento especial”, frisou a coordenadora do baile.

As “flores” de 2017 foram 18: Ane Valéria Ferreira Tavares, Beatriz da Silva Almeida, Bruna Daniella Vieira Gomes, Clara Helyse Paiva Souza Vaz de Azevedo, Elaine Barbosa Pereira, Emilly Ramonne Oliveira de Lima, Erika Pedrosa da Silva, Faith Beverly da Silva Oliveira, Francielly Moreira Ramos, Hevellyn Marques de Souza, Izamily Costa Correa, Jamilly dos Santos Assunção Gil, Marjory Brito Corado, Mirian Lohanny dos Santos Soares, Monica Syndell Oliveira Vulcão, Nayra Raquel Kramer Pereira Soares, Suellen da Silva Batista e Thais Batista da Costa.

Destaque 2017 – Dentre as jovens que debutaram neste ano, se destacou Jamilly dos Santos Assunção Gil, de 14 anos (foto abaixo), que completará 15 anos no dia 18 de dezembro. Filha de Lavoisier de Castro Gil e Ely Regina dos Santos Assunção, a menina congrega na Igreja Assembleia de Deus Bento Brasil Área 05 e é aluna do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Milburges Bezerra de Araujo, localizada no bairro Raiz, zona sul de Manaus.

Ela gosta de literatura em geral, mas tem uma preferência por romances e em especial pela Bíblia Sagrada, da qual destaca Lucas 15:8-10 como o seu versículo preferido. A jovem nutre o sonho de ser modelo profissional.

Voluntários – Entre os membros de voluntários fixos do evento está o cerimonialista Josué de Almeida Lira Júnior, filho da coordenadora da comissão organizadora do evento, Amávia Campos, que apoia a mãe em todas as atividades relacionada à Festa das Flores.

Além dele, neste ano, participaram o Ministério Ágata, responsável pelo acompanhamento musical do evento, Miriam Coutinho, que fez a Oração Invocatória, Ana Maria Afonso, que apresentou a Mensagem Musical, Anny Rose Siqueira Machado Fernandes, que realizou a Reflexão, e Miriam Moura, incumbida de realizar a Oração Final do Culto de Gratidão, que foi realizado no último sábado, dia 2 de dezembro, no Clube dos Oficiais da Polícia Militar do Amazonas.

Ranking – Os Estados Unidos e alguns países da Europa e Ásia estão entre as 20 nações de destaque no World Giving Index, o ranking global da solidariedade, que aponta o número de pessoas que doam dinheiro para instituições sociais, que ajudam desconhecidos ou que realizam trabalho voluntário. No entanto, o Brasil ocupa, neste ano, o 75º lugar.

O World Giving Index é um estudo produzido desde 2009 pela Charities Aid Foundation (CAF), que tem sede no Reino Unido e que no Brasil é representada pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (Idis). Porém, apesar de aparentar ser negativa, a colocação do Brasil neste ano demonstra que o país vem crescendo no ranking do World Giving Index, pois, em 2017, um em cada cinco brasileiros fez algum tipo de ação solidária, ao contrário dos últimos anos, quando a proporção era de um em cada dez brasileiros comprometidos com a causa social.

FOTOS E INFORMAÇÕES: GUILHERME GIL​

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta