Braga sugere e senadores aprovam o fim do foro privilegiado em votação surpresa na Comissão de Constituição e Justiça

Por sugestão do senador Eduardo Braga (PMDB/AM), a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Casa colocou em votação e aprovou, nesta quarta-feira (26/04),  a Proposta de Emenda à Constituição (PEC)  10/2013, que estabelece  fim do foro privilegiado para todas as autoridades brasileiras, inclusive o presidente da República, nas infrações penais comuns.

A recomendação do parlamentar pelo Amazonas rapidamente ganhou a adesão dos demais senadores. Com a aprovação do calendário especial para a matéria, o texto segue para votação em dois turnos no Plenário do Senado, podendo ser votado ainda hoje. “Votei sim. Sou favorável ao fim do foro privilegiado, que é urgente e de fundamental importância para o nosso país!” disse o senador.

A proposta prevê a suspensão do presidente da República de suas funções, nas infrações penais comuns, a partir do momento do recebimento da denúncia ou queixa-crime pelo juiz competente. Nos crimes de responsabilidade, a suspensão só ocorre após a instauração do processo pelo Senado.

A PEC elimina a competência originária dos tribunais de Justiça estaduais para processar e julgar, nos crimes comuns, juízes estaduais, promotores e procuradores de Justiça. Ou seja, quando eles cometerem crimes comuns, serão julgados na primeira instância. Mantém, porém, a competência privativa desses tribunais de julgá-los nos crimes de responsabilidade.

Além de permitir a prisão de membros do Congresso Nacional condenados em segundo grau, nas infrações comuns. Hoje, eles são julgados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e só podem ser presos após condenação definitiva dessa Corte. A PEC também elimina a possibilidade de a Casa parlamentar sustar o andamento de ação penal contra os legisladores, hoje prevista pela Constituição.

Veja o vídeo ao lado.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta