Braga e Mendes praticamente não crescem na primeira pesquisa do segundo turno. Brancos e nulos impressionam

A pesquisa divulgada hoje pela empresa #PESQUISA365 indica que os dois candidatos que passaram ao segundo turno da eleição suplementar não conseguiram convencer eleitores de outros candidatos do primeiro turno a votar neles. Amazonino Mendes (PDT) foi de 38,7% no primeiro turno para 41,9%, um crescimento de apenas 3,2%. Já Eduardo Braga (PMDB) saiu de 25,4% para 26,7%, um crescimento de apenas 1,3%.

O impressionante mesmo é o número de quem pretende votar nulo ou branco: 25,9%, quando o mesmo percentual do segundo colocado.

Em grande parte este fenômeno decorre do posicionamento dos candidatos que disputaram o primeiro turno. Quase todos se declararam neutros e o PT ainda não decidiu com quem caminhar.

5,5% se dizem indecisos. Somando-se o percentual dos que querem votar nulo e branco com os indecisos, chega-se a 31,4% do eleitorado. Um número que impacta, até porque a abstenção (número de eleitores que não comparecem para votar) é impossível de medir. Foi de 25,5% no primeiro turno.

Se forem considerados apena os votos válidos (os eleitores que dizem votar em um ou em outro), Amazonino tem 61,1% e Braga 38,9%, uma diferença de 22,2%.

Veja os principais quadros da pesquisa:

 

Clicando aqui, você confere a pesquisa completa.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta