Baleia Azul é tema de de reunião amanhã na Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) realiza, amanhã (04), às 9h, na Sala de Comissões da Casa, uma reunião para estudar ações contra a disseminação de jogos virtuais que incentivam jovens à automutilação ou ao suicídio, como o exemplo do jogo da “baleia azul”. Solicitado pelo vereador Professor Gedeão Amorim (PMDB), o encontro reunirá representantes das secretarias de Educação do município (Semed) e estado (Seduc)  além de membros de órgãos públicos de defesa dos direitos da criança e dos adolescente na capital.

Parlamentares que atuam como membros titulares das Comissões de Serviço Público  e de Educação da Câmara Municipal de Manaus, também, foram convidados a participar da reunião para propor medidas de prevenção a esses jogos. “Neste momento, precisamos nos unir para propor ações que promovam um resultado inverso ao que esses jogos se propõem a fazer, como  campanhas de sensibilização”, afirmou o vereador Gedeão.

Na tribuna da Câmara nesta quarta-feira, 3, ele elogiou a iniciativa de escolas particulares como a Escola Adventista da Liberdade, Colégio Salesiano Dom Bosco e o Instituto de Educação do Amazonas (Idaam) que adotaram medidas de prevenção à disseminação dos jogos entre seus estudantes e os familiares dos alunos.  “Temos exemplos positivos das escolas particulares para pensarmos junto com os órgãos competentes que medidas podemos adotar nas escolas públicas da nossa cidade”, apontou.

Alternativas

De acordo o parlamentar, as iniciativas das escolas particulares precisam ser discutidas amplamente pela sociedade, assim como a busca de alternativas para envolver crianças e adolescentes  “Temos acompanhados que já há casos de vítimas por conta dos jogos virtuais em Manaus.  Alternativas como grupo de jovens, grupos que trabalhem valores, Estamos em um tempo que basta decorar e compreender conteúdos”, disse.

Gedeão Amorim salientou que a educação não é apenas a aquisição desse instrumental, mas sobretudo uma mudança adequada no comportamento das pessoas a fim de que se possa estabelecer com muito conforto e  segurança a convivência da comunidade humana.  “Nossa reunião pretende discutir de que forma podemos inserir esses princípios dentro das escolas, valorizando a vida e alertando os jovens.”, concluiu.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta