Assembleia aprova instituição da Comenda Jornalista Phelippe Daou

Por unanimidade, a Assembleia Legislativa do Amazonas aprovou durante a sessão desta quarta-feira, 18 de outubro, o projeto de resolução legislativa que institui a Comenda Jornalista Phelippe Daou, em reconhecimento ao legado deixado pelo empresário que foi um dos fundadores da Rede Amazônica de Rádio e Televisão. O projeto foi uma iniciativa da deputada estadual Alessandra Campêlo (PMDB) e do deputado estadual Sabá Reis (PR).

De acordo com o projeto de resolução legislativa, a Comenda Jornalista Phelippe Daou será conferida “a personalidade ou entidade cujos trabalhos ou ações merecerem especial destaque no desenvolvimento sustentável da Amazônia”.

A comenda será entregue todos os anos no dia 15 de dezembro, data escolhida em homenagem ao nascimento de Phelippe Daou. O nome da personalidade ou entidade será indicado até o dia 1 de setembro e a aprovação acontecerá mediante votação da maioria dos deputados da Casa.

O detalhe é que apenas uma personalidade ou entidade receberá a comenda por ano. Segundo os deputados Alessandra Campêlo e Sabá Reis, uma forma de não banalizar a homenagem.

“Essa comenda tem um significado especial e não será banalizada na Assembleia, pois tem critérios e só será concedida a pessoas ou entidades que realmente tenham história em defesa da Amazônia, do Amazonas e do desenvolvimento sustentável, assim como teve o jornalista Phelippe Daou”, destacou Alessandra.

Justificativa

Phelippe Daou  nasceu em Manaus, no dia 15 de dezembro de 1928 e morreu em 14 de dezembro do ano passado, às vésperas de completar 88 anos.   

Iniciou no jornalismo como repórter do Jornal do Commercio. Um ano depois foi transferido para a empresa Archer Pinto, onde exerceu diversas funções redacionais.

Dividiu com os amigos Milton Cordeiro e Joaquim Margarido a criação, em 1972, da Rede Amazônica, maior rede de comunicação da Região Norte e uma das maiores do país, cuja missão se baseia no propósito de ocupar e integrar a Amazônia.

Ao longo de aproximadamente 44 anos, Phelippe Daou contribuiu para a informação e entretenimento de milhares de pessoas, para o desenvolvimento da Amazônia, disseminação da cultura, preservação da identidade regional e defesa dos direitos dos cidadãos amazonenses.

Destacou-se como defensor da região, liderando campanhas como a implantação da Universidade do Amazonas, do Aeroporto Eduardo Gomes e das rodovias AM 010 (Manaus–Itacoatiara) e BR 319 (Manaus–Porto Velho).

Defensor da ética, imbuído de um enorme espírito público, representa um ícone nas áreas de comunicação, comércio, educação e área social.  Um cidadão distinto, íntegro, valoroso e visionário, que deixou um grande legado de trabalho e exemplo a todos.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta