Arthur terá 11 novos secretários. Outros dez continuam nos cargos. Confira os nomes

O prefeito Arthur Neto anunciou agora à tarde os nomes que ocuparão os 21 cargos de primeiro escalão no seu governo. Não houve grandes novidades,mas haverá mexidas importantes nas funções de cada órgão.

O prefeito explicou que as mudanças foram sutis, mas extremamente necessárias para tornar o Executivo Municipal ainda mais ágil às demandas da população e preparado para superar as dificuldades da crise econômica.

“Tivemos a aprovação nas urnas, mas sempre é possível melhorar e otimizar nossa estrutura”, disse Arthur Neto. “Queremos uma prefeitura ainda mais austera, que caiba no seu orçamento e seja capaz de manter seus investimentos. Manaus vai continuar avançando e não recuaremos em nossas metas de continuar melhorando os níveis de educação, saúde e da qualidade de vida do povo manauara”, reforçou.

Dentre as principais mudanças anunciadas está a criação de um Instituto de Mobilidade Urbana, que ficará sob a responsabilidade do vice-prefeito Marcos Rotta, envolvendo o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) e em alguns momentos a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).

“É uma força-tarefa para viabilizar a solução definitiva para o Transporte Coletivo da capital. No primeiro momento, vamos readequar o projeto executivo do BRT – Bus Rapid Transit – e já contamos com recursos para isso. Em seguida, vamos buscar os recursos necessários para realização da obra ao longo desses quatro anos de governo”, destacou Rotta, explicando que são estimados investimentos da ordem de R$ 1,2 bilhão para as obras em si, além de outros quase R$ 400 milhões em desapropriações.

A novidade no secretariado ficou por conta do anúncio de cinco novos integrantes: o vereador Elias Emanuel, que assume a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh); o jornalista Marcos Santos é o novo secretário municipal de Comunicação (Semcom); o engenheiro Cláudio Guenka assume o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb); a Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) será comandada pelo advogado Mário Barros; e o coronel Audo Albuquerque ficará a frente da SMTU.

Outras pastas tiveram os cargos de direção substituídos por nomes que já fazem parte da estrutura, como é o caso da Casa Civil, que passa a ser chefiada pelo coronel Fernando Farias, antes chefe da Casa Militar, que por sua vez fica a cargo do coronel Darcelo Gomes. O subsecretário de Infraestrutura e Logística da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Franklin Pinto, assume o Manaustrans e o também subsecretário da Semed em Gestão e Finanças, Luís Fabian, assume a Secretaria Extraordinária (Semex).

Além desses, Antônio Nelson deixa de ser subsecretário de Obras Públicas da Seminf e assume a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). Já a professora Luiza Bessa irá acumular a direção-geral da Escola do Serviço Público Municipal e Inclusão Socieducacional e a Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad). 

Prioridades 

Para os próximos quatro anos de mandato, o prefeito Arthur Neto pretende avançar, principalmente, em mobilidade urbana. “Esse será o marco zero e nosso principal objetivo nesses quatro anos. Colocar Manaus num patamar mais avançado no que diz respeito à mobilidade, com a efetiva implantação de um novo modal”, afirmou, referindo-se ao BRT.

O prefeito também destacou a captação de recursos federais e internacionais através de parcerias público-privadas, concessões onerosas, medidas compensatórias, dentre outras ações. “Diferentemente do mandato anterior, agora encontramos muita boa vontade do Governo Federal e temos, ainda, o reforço de pessoas muito importantes como o senador Eduardo Braga, o deputado federal Arthur Bisneto e o ministro das Cidades, Bruno Araújo”, destacou. 

Reforma administrativa 

Feito o anúncio do secretariado, o prefeito pretende se concentrar no estudo de uma nova reforma administrativa, com a restruturação do segundo escalão. Ele adiantou, durante coletiva com a imprensa, que a Casa Civil voltará a cuidar apenas dos atos legislativos do Município, perdendo a coordenação sobre as Unidades Gestoras de Projetos Municipais (UGPMs) de Água e Iluminação Pública, que serão integradas na estrutura da Semex, que também aglutinará a Ouvidoria e o Procon Municipal e a Subsecretaria do Centro Histórico (Subsemch).

A Subsecretaria de Habitação e Assuntos Fundiários (Subsehaf) será incorporada ao Implurb. Já a Semmasdh, além da Coordenadoria da Mulher, deverá receber também a Coordenadoria de Juventude, que deixa de ser estrutura da Semjel. A Semmasdh contará ainda com a criação do Fundo Municipal de Solidariedade, sem gerar ônus aos cofres municipais, uma vez que terá seus recursos viabilizados através de cota sobre o Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS).

“Minha esposa, Elisabeth Valeiko, é quem cuidará desse Fundo, reforçando as ações da prefeitura na ajuda às pessoas em vulnerabilidade social. É um trabalho voluntário e muito significativo para as causas sociais”, finalizou o prefeito Arthur Neto.

Outras mudanças ainda serão avaliadas para a otimização da máquina pública.

Confira os nomes dos secretários. Em vermelho, os novos:

CASA CIVIL – Coronel José Fernando de Farias

PGM – Marcos Ricardo Herszon Cavalcanti

CASA MILITAR – Coronel Darcelo Gomes

SEMCOM – Marcos Santos

MANAUSCULT – Bernardo Soares Monteiro de Paula

SEMTRAD – Ananda da Silva Carvalho

Secreraria Extraordinária – Luís Fabian Pereira Barbosa

MANAUSTRANS – Franklin Jaña Pinto

SMTU – Coronel Audo Albuquerque da Costa

IMPLURB – Cláudio Guenka

FUNDAÇÃO DOUTOR THOMAS – Martha Moutinho Cruz

SEMSA – Homero de Miranda Leão Neto

SEMMAS – Antônio Nelson

SEMED – Kátia Helena Serafina Cruz Schweickardt

SEMINF – Alexandre Marinho de Morais

MANAUS PREVIDÊNCIA – Marcelo Magaldi Alves

SEMJEL – Mário Barros

SEMULSP – Paulo Farias

SEMMASDH – Elias Emanuel Rebouças de Lima

SEMAD – Luiza Maria Bessa Rebelo

SEMEF – Ulisses Tapajós

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta