Arthur e Rotta debatem melhorias com comunitários de Bonsucesso

Em continuidade às visitas técnicas em comunidades da zona ribeirinha de Manaus, o prefeito Arthur Virgílio Neto, o vice-prefeito e secretário municipal de infraestrutura (Seminf), Marcos Rotta, acompanhados de secretários, subsecretários e técnicos da Prefeitura de Manaus estiveram na manhã deste sábado, 8/7, na comunidade Bonsucesso, localizada no rio Amazonas. Com 123 famílias, a comunidade vive, basicamente, da produção agrícola.

O retorno permitiu que fossem observadas algumas melhorias já implementadas pela prefeitura e que algumas outras fossem apontadas pelos moradores da comunidade. Entre as demandas já realizadas está a recuperação de seis quilômetros de ramal e a colocação de postes com iluminação a LED na comunidade.

Segundo o líder comunitário da Bonsucesso, Itamar de Oliveira Souza, desta vez foram pedidos a reforma do posto de saúde, a construção de um poço artesiano e um barco para escoar a produção dos agricultores. “Estamos muito felizes porque eles disseram que vão resolver esses problemas e nós confiamos na palavra do prefeito Arthur e do prefeito Rotta. Eles já vieram aqui, prometeram e fizeram. Agora falaram que vão reformar a quadra esportiva e o posto de saúde. Pedimos e temos certeza que, no que puder, vamos ser atendidos”, falou.

Durante a visita, o prefeito Arthur constatou que o posto de saúde precisa passar por reformar e, de imediato, orientou o secretário de infraestrutura, Marcos Rotta, e o secretário municipal de saúde (Semsa), Marcelo Magaldi, que viabilizem os recursos necessários para que a Unidade Básica de Saúde (UBS) funcione, o mais breve possível, com a qualidade que o serviço de saúde requer.

“Eu, o vice-prefeito e nossas equipes estamos visitando em geral as comunidades rodoviárias e ribeirinhas de Manaus, dando atenção, assistência médica, vacinação e tudo mais que está ao nosso alcance para levar cidadania e respeito a essas pessoas. Agora, a novidade do nosso governo, é que estamos presentes em qualquer comunidade, ainda que a população seja pequena, seja rarefeita. Este é um dado de humanidade, de justiça e respeito a essas pessoas que moram nas zonas ribeirinhas ou zonas de estradas. Estamos aqui hoje dando uma revisão geral para resolvermos o que ainda falta”, afirmou Arthur, acompanhado da primeira-dama, Elisabeth Valeiko.

O retorno à comunidade Bonsucesso em um curto espaço de tempo, segundo Rotta, se deve aos compromissos assumidos com a comunidade e a necessidade de, por meio de visitas técnicas, verificar o que deve e pode ser feito para que os manauenses que moram em locais mais distantes da sede de Manaus possam ter o melhor em atendimento e qualidade de vida.

“Estamos retornando aqui para ouvir outras demandas, para que a gente possa utilizar todos os mecanismos e cumpra o nosso papel, orientados sempre pelo prefeito Arthur, que é o de estender a mão amiga do serviço público, da Prefeitura Municipal de Manaus para ajudar as comunidades rurais, independentemente, de quantas pessoas habitem nelas. É nosso dever e nossa obrigação zelar pela qualidade de vida dessas pessoas. Eu acho que o poder público também é isso, ele também precisa ter essa sensibilidade e essa harmonia com essas populações rurais, ribeirinhas, bem como com a sede, na cidade de Manaus”, afirmou Rotta.

Para a confecção do poço artesiano já foi acertado que a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Seminf irão realizar o trabalho em parceria. A quadra esportiva e os vestiários serão reformados pela Seminf. A Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), representada pela subsecretária, Jane Mara de Moraes, fez um levantamento das famílias que estão inseridas no Cadastro Único e recebem o benefício do Bolsa Família e irá fazer uma ação itinerante na comunidade. Nesta ação serão observados, entre outros aspectos, as situações de vulnerabilidade, bem como será promovido o acompanhamento desses indivíduos por meio dos programas da secretaria.

Já na área de saúde, o secretário Marcelo Magaldi, informou que estão sendo definidas estratégias para melhorar o serviço de saúde que já é ofertado, por meio do barco itinerante da Semsa. Uma das medidas é a construção de uma Unidade Básica de Saúde modelo composta por equipe completa de médico da família.

Texto: Michele Gouvêa

Foto: Mário Oliveira

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta