Afonso Lobo exclusivo para o blog: “O pior da crise já passou”

O ex-secretário de Fazenda, Afonso Lobo, disse ao blog hoje, em entrevista exclusiva, que o pior da crise econômica já passou e que sair neste momento de recuperação foi uma decisão pessoal, que atendeu a apelos da família.

Confira:

Blog – O que o levou a pedir demissão?

Afonso Lobo – Foram quatro anos no comando da Secretaria de Fazenda e é chegada a hora de atender aos apelos da família e de trilhar novos caminhos, dedicando um pouco mais de tempo a projetos pessoais.

Blog – O senhor se desentendeu com o governador José Melo?

Afonso Lobo – Não. A decisão foi amplamente ajustada com ele.

Blog – Dizem que o senhor se desgastou muito, com vários setores, por causa das medidas que teve de tomar na crise. É verdade?

Afonso Lobo – Nós enfrentamos uma das fases econômicas mais difíceis da história republicana do País. Só conseguimos chegar até aqui porque fazer as reformas administrativas necessárias para a redução de gastos da máquina pública com o objetivo de manter os serviços essenciais em bom funcionamento. Só assim mantivemos em dia o pagamento do funcionalismo público, dos financiamentos contraídos pelo Estado, assim como o repasse em dia dos recursos aos poderes, ao contrário de Estados brasileiros com uma economia muito maior e mais desenvolvida que a do Amazonas.

Blog – Mas agora parece que as coisas estão se ajustando…

Afonso Lobo – O pior da crise já passou.

Blog – Mas o senhor sai na hora em que as coisas melhoram. Não é estranho?

Afonso Lobo – Trabalhei em ritmo muito frenético nestes últimos tempos e isso impactou muito meu lado pessoal.

Blog – O que o senhor destaca de seu trabalho nestes quatro anos?

Afonso Lobo – Em resumo, eu te diria que os pontos mais importantes foram a defesa da Zona Franca de Manaus no Conselho de Política Fazendária e no Congresso Nacional, bem como a implantação da nota Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica e a implantação e consolidação da Nota Fiscal Amazonense, da Escrituração Fiscal Digital, do Processo Fiscal Eletrônico, do Diário Eletrônico da Sefaz e da Coordenadoria de Compras e Contratos Governamentais.

Blog – Seu sucessor lhe agrada?

Afonso Lobo – Muito. Fui um dos avalistas de sua indicação.

Blog – Alguma consideração sobre a polêmica que envolveu o senhor e o dono do Diário do Amazonas, Cyro Anunciação?

Afonso Lobo – Tudo o que eu tinha a dizer sobre isso já foi dito.

 

 

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta