Prefeitura entrega ponte da avenida Nilton Lins

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, liberou na manhã deste sábado, 16/12, o fluxo de veículos na nova ponte e nas alças viárias da avenida Professor Nilton Lins, no bairro Parque das Laranjeiras, normalizando o trânsito na área que interliga os bairros da zona Centro-Sul com a Torquato Tapajós. São, aproximadamente, oito mil veículos por hora de pico, em ambos os sentidos da via. Com a reinauguração, as linhas de ônibus 350, 401, 427 e 440 retornaram aos seus itinerários normais.
 
Acompanhado do vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura (Seminf), Marcos Rotta, e todas as equipes de técnicos do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) e da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Arthur destacou o importante trabalho dos órgãos municipais na recuperação das pontes de Manaus.
 
“É uma estrutura moderna e muito bonita, mas para mim a maior beleza dela está escondida por baixo da ponte, que foi feita em concreto armado e vai dar segurança para as pessoas que por aqui transitam, durante muitos e muitos anos”, disse o prefeito. “Vamos continuar trabalhando nesse sentido e intensificaremos o nosso cronograma de recuperação de pontes, somando-se a novas ações de drenagem, com recursos da Caixa Econômica Federal”, anunciou.
 
Por meio do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), da Caixa, a prefeitura vai receber R$ 250 milhões, conforme andamento das ações, para investir em micro e macro drenagem e toda infraestrutura voltada para a área do saneamento. “Esse é o tipo de financiamento que queremos, com juros baixo e prazo longo. Manaus tem capacidade de contrair empréstimo, mas não são todos que nos interessam, porque pensamos na organização financeira da cidade”, finalizou o prefeito Arthur Neto.
 
A ponte da avenida Professor Nilton Lins recebeu a aplicação de camada asfáltica e mais de 400 metros cúbicos de concreto estão pavimentados. A nova passagem também conta com barreira guarda-rodas, protegendo os pedestres que passarem pelo espaço, além de duas passarelas de 2,5 metros para quem desejar fazer a travessia a pé. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) atuou em três canteiros criados a partir das intervenções feitas na área. Neles, foram plantadas 3.600 mudas ornamentais, por meio do projeto “Arboriza Manaus”.
 
“Entregamos a obra com quase 30 dias de antecedência, com um contrato que iniciou em outubro e estava previsto para janeiro. Isso porque, por administração direta, realizamos o encabeçamento da ponte, entre outros serviços, por entender a importância dessa via para o trânsito da cidade. É assim, com respeito e seriedade, que estamos empenhados em levar melhorias para todas as áreas da cidade”, afirmou o vice-prefeito Marcos Rotta.
 
Novas alças
 
Na avenida Professor Nilton Lins também foram implantadas duas alças de retorno, para dar mais segurança para aqueles que desejam retornar à via e ter acesso ao conjunto Beija-Flor. As alças receberam o nome de Joaquim Fonseca, uma homenagem ao servidor da Seminf que atuou por 15 anos na equipe de campo do órgão e faleceu em setembro deste ano, aos 53 anos.
 
Muito aguardada pelos moradores e comerciantes do Parque das Laranjeiras, a reinauguração da ponte da avenida  Professor Nilton Lins foi prestigiada pela população. “Só temos a agradecer a dedicação da prefeitura, que não mediu esforços para revigorar essa ponte”, comentou o empresário Nilton Júnior. “As alças viárias criadas vêm para dar ainda mais segurança aos condutores e vai melhorar muito o fluxo aqui na região”, finalizou o diretor da Universidade Nilton Lins.
 
Foto: Alex Pazuello

 

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta