A Pena segue mais forte que a espada

Por Ricardo Gomes*
Observei atentamente, nas últimas semanas, vários “poderosos”, que tinham até batalhões e hordas de puxa sacos subservientes, craques em tramar e agir nas sombras, nas reuniões noturnas de bastidores ocultos (sqn), sucumbirem às verdades de algumas canetas .

De pronto me lembrei do provérbio, para muitos de origem Holandesa, que diz, (atualizando a versão) que a caneta é mais poderosa que a espada, e aí resolvi ampliar a interpretação, pois, nesta semana, vi canetas contando lorotas e silenciando outras canetas, mas se antídoto de veneno de cobra, é feito de veneno de cobra, antídoto de caneta só pode vir com outra caneta, embebida na tinta da Verdade.
É então uma adaptação moderna da obra: caneta é sim mais forte que espada e também pode ser antídoto de outras canetas venenosas.
A informação verdadeira está para a mentira e para a artimanha da vilania como óleo está para água, ou seja, sempre separadas.
Interessante demais ver o que para muitos seriam “derrotas”, serem transformadas em lições, e notar que, além da caneta continuar superando a espada, Davi prossegue derrubando Golias, e é justamente isso o que renova a esperança da humanidade, de que, no fim, o bem sempre vence o mal; de que o silêncio fala mais alto que a arrogância; e que nem sempre os fins justificam os meios .
 
No mais, é bom ouvir o silêncio das hienas, e aguardar a chegada do momento certo para jantar um prato que faz bem à região norte…por que se come frio.
 
*O autor é advogado, professor universitário e consultor
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

1 COMMENT

LEAVE A REPLY