A mando de Melo, Fabrício e A Crítica miram em Alessandra Campelo, mas podem ter dado um tiro no próprio pé

O governador José Melo, que tem métodos bem antigos de lidar com críticos, acertou com seu secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Fabrício Lima, e com a sua própria Controladoria a divulgação de uma “bomba” contra a deputada Alessandra Campelo, nas páginas do jornal A Crítica, cujos donos são “padrinhos” de Lima. Ocorre que a matéria, publicada na edição deste último domingo, 19, além de mal apurada, joga luzes sobre os convênios celebrados pela Sejel. Se os órgãos de fiscalização decidirem entrar pra valer no assunto e investigarem a fundo as operações realizadas ali na atual gestão, vão se divertir bastante.

Um parlamentar governista envolvido em alguns negócios na Sejel avisou Fabrício: “Não faça isso que você vai atingir muita gente, menos a Alessandra”. O secretário, ávido prestar serviço ao chefe, fez ouvidos de mercador. Agora, tem nada menos que 12 deputados (da bancada de apoio ao governo, diga-se de passagem) dispostos a fuçar até o último fio de cabelo dos negócios que ele próprio faz na Sejel. E não são poucos.

Sobre a matéria de domingo, todas as entidades citadas estão preparando ações judiciais para pedir direito de resposta à A Crítica. “Na gestão da Alessandra não tem sacanagem. Já na do Fabrício…”, disse uma fonte da Sejel ao blog.

A deputada Alessandra Campelo reagiu atacando. Gravou um vídeo, que o blog publica em sua sessão de vídeos, em que revela não apenas os motivos da divulgação, como também as ameaças que vem recebendo e que a obrigaram a contratar até segurança. Ela acusa diretamente o governador José Melo pelos riscos que vem sofrendo.

É Melo relembrando seus tempos de “dedo-duro” da Ditadura Militar…

O esporte amazonense deu um salto de qualidade na gestão da secretária Alessandra Campêlo com a concessão de passagens aéreas para atletas e paratletas de modalidades individuais e coletivas, melhoria da infraestrutura com a reforma e ampliação da Vila Olímpica de Manaus, novos estádios para o futebol, investimentos no esporte amador, escolar, paralímpico, interiorano e no alto rendimento. Com Alessandra Campêlo, a divulgação constante dos atletas na mídia transformou o Amazonas em referência nacional no esporte.

Alessandra Campêlo deixou o cargo no dia  4 de abril de 2014 para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa do Amazonas. Bem avaliada pela população pelo excelente trabalho feio na Sejel, foi eleita deputada estadual com 25.361 votos.

“Deixei a Sejel com a certeza do dever cumprido. Fiz o melhor pelos nossos atletas, paratletas, federações, associações e comunidades da capital e interior. Hoje, porém, o Governo acabou com a maioria dos projetos que funcionaram na minha gestão e, pior, tentam covardemente denegrir a minha imagem como boa administradora do esporte. O Amazonas aprovou o meu trabalho e hoje sou a principal opositora do Governo na Assembleia e isso incomoda muita gente, mas não vou baixar a cabeça”, afirma Alessandra Campêlo, que hoje precisa andar com seguranças armados devido à ameaça do Governo.

BALANÇO POSITIVO

No biênio 2012/2013, os atletas do Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Amazônia (CTARA) obtiveram um aumento de mais de 1.000% no número de medalhas. No programa, eles têm acompanhamento de especialistas do esporte, de médicos e dentistas, hospedagem e alimentação na Vila Olímpica, além da garantia de passagens do Governo do Estado para competirem em eventos regionais, nacionais e internacionais.

Tiveram o mesmo direito dezenas de paratletas, que treinavam atletismo, natação, tênis de mesa e tiro com arco na Vila. O local também recebeu uma academia adaptada às Pessoas com Deficiência. Esse público também teve acesso às passagens aéreas que resultaram em feitos históricos no Circuito Caixa Loterias e nas Paralimpíadas Escolares nas temporadas de 2012 e 2013. Superação dos limites físicos com um choque de gestão.

AVANÇOS NA INFRAESTRUTURA ESPORTIVA E NAS AÇÕES, PROJETOS E PROGRAMAS

O futebol amazonense ganhou novos estádios, teve início a obra do CT de Ginástica Artística e Rítmica Bianca Maia Mendonça, além da implantação de Academias ao Ar Livre nos municípios de Manacapuru (bairros Terra Preta e Novo Manacá), Iranduba e Novo Airão. Manaus também recebeu cinco Academias ao Ar Livre (Colônia Oliveira Machado, Alvorada, Parque do Idoso e Núcleo 3 da Cidade Nova 2). Alessandra Campêlo deixou mais de 100 unidades contratadas, mas o Governo engavetou os projetos e prejudicou as comunidades que já estavam selecionadas.

Merece destaque também o crescimento do número de participantes nos Jogos Escolares do Amazonas (JEA’s), a valorização dos projetos  Vidativa (Terceira Idade), Bom de Bola, Jovem Cidadão e do Programa Galera Nota 10, além da ampliação do atendimento nos Centros de Convivência da Cidade Nova, Mutirão, Santo Antônio, Raiz, Japiim e Aparecida (Idoso). Conquistas que melhoraram significativamente a qualidade de vida das pessoas garantem futuro melhor para milhares de famílias amazonenses.

Na gestão de Alessandra Campêlo, o Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou era referência com o Projeto Neurofuncional. O programa era executado por uma equipe multiprofissional, composta por fisioterapeutas, educadores físicos, fonoaudióloga, psicólogos, nutricionista, pedagogos, enfermeira e assistentes sociais, e desenvolverá atividades funcionais em grupo com pacientes neurológicos, visando a melhoria da qualidade de vida e a inclusão social, potencializando as funções psicomotoras e cognitiva de crianças e adolescentes, incluindo a família como parte imprescindível desse processo.

Passados esses anos, agora vem um jornal duvidar dos programas da Sejel na minha gestão. Por que não perguntam aos pais dessas crianças se os Centros de Convivência da Família e do Idoso funcionavam ou não?

Infelizmente, praticamente todos esses projetos foram extintos pelos atuais gestores. E os que ainda existem, como Centros de Convivência, funcionam de forma precária e com servidores recebendo a metade do salário que recebiam na administração de Alessandra Campêlo.

ESTATÍSTICAS

Nos dois anos de Alessandra Campêlo, a Sejel cumpriu sua missão de implementar, executar e aprimorar as políticas públicas na área da Juventude, do Desporto e do Lazer. Na base, no alto rendimento ou na participação, o alcance dos projetos e programas cresceu significativamente. Só em 2013, por exemplo, foram registrados 755.044 atendimentos. Um processo de democratização sem precedentes na história da área da Juventude, do Desporto e do Lazer.

Isso incomoda os sucessores até hoje, que vêm Alessandra Campêlo como adversária. Deveriam ter humildade e se espelhar no que deu acerto na administração da única mulher com assento na Assembleia Legislativa do Amazonas.

INTERIOR ENTRA NO MAPA DO ESPORTE: 46 MUNICÍPIOS BENEFICIADOS POR ALESSANDRA

Outro legado da gestão Alessandra Campêlo e Anderson Souza na Sejel foi a interiorização das ações, projetos e programas. Segundo as estatísticas da secretaria, Manaus e mais 45 municípios receberam benefícios do Governo do Amazonas na área do Esporte, do Lazer e da Juventude.

Os 45 municípios que entraram no mapa da SEJEL foram: Parintins, Itacoatiara, Manacapuru, Tefé, Maués, Manicoré, Humaitá, Iranduba, Lábrea, São Gabriel da Cachoeira, Borba, Autazes, Careiro Castanho, Eirunepé, Boca do Acre, Rio Preto da Eva, Carauari, Careiro da Várzea, Codajás, Manaquiri, Novo Aripuanã, Fonte Boa, Santa Isabel do Rio Negro, Urucurituba, Nhamundá, Anori, Maraã, Jutaí, Beruri, Atalaia do Norte, Novo Airão, Guajará, Canutama, Caapiranga, Anamã, Silves, Itamarati, Japurá, Benjamin Constant, Presidente Figueiredo, Barcelos, Pauini, Ipixuna, Envira e Apuí.

Essas cidades receberam atendimentos diversos, como apoio a campeonatos de futebol comunitários, tatames para projetos sociais de jiu-jítsu e outras artes marciais, e convênios para realização de eventos esportivos e aquisição de materiais esportivos. Os municípios do interior também foram beneficiados com a construção de Academias ao Ar Livre, ginásios poliesportivos e Centros de Esportes e Lazer (CREL’s).

Outra iniciativa do Governo foi a implantação de 20 núcleos do Projeto Bom de Bola no interior (e mais 30 na capital), a expansão do Projeto Vidativa (Terceira Idade), os atendimentos do Projeto Várzea de Lazer, a criação da Caravana da Juventude e a adesão ao Programa Esporte e Lazer na Cidade (PELC), fruto de convênio entre os governos Federal e Estadual.

BRAÇOS ABERTOS AOS PROJETOS SOCIAIS E VALORIZAÇÃO DOS ATLETAS AMAZONENSES

No dia 1 de março de 2013, a secretária Alessandra Campêlo viveu o episódio que é considerado o divisor de águas em sua gestão à frente da Sejel. Ela e sua equipe tomaram conhecimento que as crianças de um projeto social de jiu-jítsu que funciona no Parque dos Buritis, Zona Norte, treinavam sobre um papelão. Uma cena inesquecivelmente triste, mas que teria solução rápida e mudaria o olhar do Governo do Estado na administração do Esporte voltado às comunidades mais carentes.

O problema foi resolvido com a doação de um tatame – na entrega, o lutador Adriano Martins (do UFC) esteve presente com a secretária e ambos choraram ao verem meninos e meninas treinando em condições inadequadas. As crianças do projeto também ganharam inscrições para participar de campeonatos oficiais. A partir desta ação, o Governo do Amazonas passou apoiar centenas de atletas e professores de jiu-jítsu mais efetivamente, doando material esportivo e apoiando as competições locais, o que ajudou no crescimento da modalidade. Uma virada na história.

Hoje, o Governo virou as costas para os projetos sociais de todas as modalidades. E pior, ainda acusam Alessandra Campêlo de ter doado tatames, quimonos e materiais esportivos para os mais carentes. Ajudar o esporte é proibido? O certo é realizar grandes eventos para os clubes de fora? É realizar pelada milionária com dinheiro público?

Os lutadores amazonenses das mais variadas modalidades passaram a ter acesso ao criterioso programa de doação passagens aéreas da Sejel. Como resultado, levaram a marca Governo do Amazonas para além das fronteiras e subiram ao pódio nos principais eventos nacionais e internacionais, provando o acerto dessa política pública de valorização dos atletas amazonenses de base.

Além do jiu-jítsu, do boxe, da luta olímpica, do judô e das artes marciais em geral, a gestão da secretária Alessandra Campêlo ajudou na organização e legalização de federações, associações e entidades que trabalham com o esporte na capital e interior.

Outra marca dessa administração foi a parceria com a Prefeitura, que possibilitou minirreformas (limpeza, pintura e iluminação) em mais de 50 campos e complexos esportivos espalhados por todas as zonas da capital amazonense. Medalha de ouro e certeza do dever cumprido em dois anos e dois meses de gestão.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta